quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Avatar - Ok, mas nada além disso.

Ontem, eu e a digníssima tomamos coragem e pegamos a sessão das 22:30 de Avatar. Em 3D. Passado o desconforto inicial com aquela desgraça de óculos, a experiência toda fluiu bem, de acordo com relatos de TERCEIROS, mesmo em 2D o filme seria COISDILÔCO. Não é bem assim, caras.

Nos primeiros 15 minutos de filme tu já tem uma bela noção de como a história toda vai se dar, além de, sinceramente, ser tudo clichê pra cacete, as relações entre os personagens são as mais básicas possíveis, além de previsíveis. Tu encontras o NERDALHO típico, o soldado amargurado, o comandante G.I. JOE mais fodão do que deveria, a cientista que duvida das capacidades de todos menos de si própria (Sigourney Weaver, popularmente conhecida como TENENTE RIPLEY, manda bem) e assim por diante, tudo bem basicão pr'um filme de ficção científica, que é o que Avatar é no final-das-contas.

Que se foda o papo todo de ser o filme mais caro de todos os tempos, de ter gasto um buzilhão em efeitos, quando as luzes do cinema acendem, Avatar não esconde que é uma ficção mediana segurada por efeitos acima da média, longe de ser um problema, as 3 horas de filme passam voando.

Bem, falando sobre as PERFUMARIAS e MIMIMIS,  a produção impressiona. Ainda mais assistindo em 3D, o que aliás, me fez constantemente pensar em como aquilo tudo se daria em um jogo de videogame. Não muito bem pelo jeito.


O design da fauna e flora de Pandora é esforçado, passando longe de ser brilhante, mas muitas das cenas te capturam pela plasticidade, pela beleza mesmo da coisa, seja lá quem for que desenhou aquilo tudo, mandou bem. Bem como a galera da iluminação, da metade pro final, mesmo que meio à contragosto tu começa à simpatizar com aqueles gigantes azuis de sabe deus quantos metros.

Ah, mais em cima falei sobre o COMANDANTE FODÃO. Bem, quando se tem um cara com CICATRIZ NA MOLEIRA, coisa boa não vêm por aí. Disparado, meu personagem favorito e creio que o de qualquer  um que goste de filmes de ação, responsáveis pelas cenas mais VIRIS e INVEROSSÍMEIS do filme inteiro (veja bem, falo de uma ficção científica quase toda animada em 3D e ainda assim, ele vence no quesito MENTIRAS)


Indispensável ou revolucionário? Nadinha.
Divertido? Bastante.

2 comentários: