quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A Serbian Film (2010)


O leste europeu é um tremendo celeiro para a indústria pornô, com belas mulheres de background étnico diverso, além da possibilidade de se gastar ainda menos com produção, visto os salários baixos praticados por lá.

Mas não comecei este texto pra falar da prolífica indústria pornô européia, mas sim de Sprski Film, cujo enredo orbita ao redor desta cena, mas insiste em ir mais fundo ao tratar, sem qualquer censura, o mundo dos filmes snuff. A história é focada em Milos,  ator pornográfico aposentado, que passa por dificuldades financeiras e não vê outra forma de garantir o futuro de sua família e resolve aceitar a proposta de uma antiga colega de trabalho e seu diretor, que diz fazer "filmes de arte".

Daí em diante, é ladeira abaixo, longe de ser um filme ruim, inclusive, dentro do que se propõe, A Serbian Film é bem-feito e bem-estruturado, nada é tão gratuito quanto o hype na internet o faz parecer, mas definitivamente não é um filme para todos.

Falar mais sobre o enredo seria entregar demais do que acontece em seus 104 minutos de duração, mas a impressão que ficou comigo ao final, é de que é uma versão sérvia de 8MM, ou seja, sem a menor preocupação de conservar a moral e o bons costumes que os filmes americanos insistem em ter. Neste filme, não existem limites.

Sabe aquela situação em que tu pensa que o vilão vai fazer algo inenarrável na cena seguinte e de repente ele não o faz? Aqui acontece justamente o contrário, o que há de pior é escancarado, exposto, trazido à tona, em alguns momentos de forma bem-sucedida e em outras, de forma tosca, quase tragicômica.

Não apóio a hipótese de ser um filme feito puramente para chocar, aparenta haver alguma mensagem por trás, sutil, mas ainda lá, de que a Sérvia é uma merda, todos estão fodidos e têm motivo pra isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário